POSTO R7

sábado, 11 de maio de 2013

VALE DO GURGUÉIA -PIAUÍ

O estado de Gurguéia (AO 1990: Gurgueia), com 87 municípios, é uma proposta para uma nova unidade federativa do Brasil. Seria fruto do desmembramento de parte do sul do Piauí e foi batizado com o nome do rio homônimo. Se criado, o novo estado terá uma área de 155 568 km², ou seja, 61,85% da área total do atual estado do Piauí. Em seu território, morariam cerca de 645.296 habitantes, em torno de 21,46% da população do atual estado. A capital do novo estado seria a cidade de Alvorada do Gurgueia. Também já contaria com uma universidade federal, a Universidade Federal do Vale do Gurgueia (UVG), com sede na cidade de Bom Jesus, já em processo de aprovação no Congresso, como desmembramento da Universidade Federal do Piauí. A região é considerada fértil para a agricultura. Dividido em dois, o Piauí ainda seria maior que sete estados e o Gurgueia, maior que doze. Em dados de 2005, o Gurgueia seria o estado mais pobre do país, com renda per capita de R$ 1391,00.
O plebiscito sobre o assunto foi aprovado em 2006 pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e aguarda votação no plenário. No Senado, também aguarda votação no plenário. Aprovado no plenário em ambas as casas, terá período de até 3 anos para sua execução pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. A ideia tem apoio popular e político dentro das outras regiões do Piauí.

 
Vazão de um único poço é de um milhão de litros de água por hora.
 Desperdício no local poderia abastecer 13 cidades com 10 mil habitantes.
 
 
     Mais de mil municípios do Nordeste brasileiro estão em situação de emergência por causa da seca, 184 no Piauí. Mesmo assim, milhões de litros de água são desperdiçados todos os dias.
     Uma imagem improvável no meio do sertão. A água brota da terra com tanta força que chega a 20 metros de altura. O vale do Gurguéia, no sul do Piauí, tem a maior reserva subterrânea de água do Nordeste.

 
 
Wilson Nunes Martins Governado do Piauí.
 
 

Nenhum comentário: