POSTO R7

segunda-feira, 21 de maio de 2012

CONHEÇA SEABRA A CAPITAL DA CHAPADA DIAMANTINA-BA


Seabra é um município brasileiro do estado da Bahia. Sendo considerada a "Capital da Chapada Diamantina" por sediar os mais diversos órgãos estaduais e federais. É uma cidade conhecida no cenário regional por conta das suas festas, que variam de Micaretas, festas de camisas até os festejos juninos que lá acontecem, estes festejos são considerados "O Melhor São João da Chapada".

Recebe anualmente a Copa Brasil de Supercross e a Copa M&M Motos de Supercross, coincidindo com a data do aniversário do município, estes dois eventos motociclísticos são muito valorizados pelo diversificado público que os assistem. Sedia no mês de Outubro o Festival de Violeiros da Chapada, evento que ocorre na cidade há 3 anos e no qual se apresentam artistas de todo o cenário nacional no hâmbito do violão.
Na saúde, abriga o Hospital Frei Justo Venture, particular, sendo um dos principais hospitais da região, o único do município que atende os pacientes pelo SUS. Está em construção o Hospital Regional da Chapada a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas da Chapada Diamantina, o que melhorará e muito a vida dos moradores da região, que deslocam-se até a capital do estado para realizar atendimento médico.

Vista da cidade de Seabra
                                                         
                                                        Uma das belas praças de Seabra
Área central de Seabra
    Catedral de Seabra


      BR-242 chegada de Seabra (sentido Salvador)


                                                                Chapada Diamantina -BA

Geografia

Trata-se de uma das cidades mais populosas da região da Chapada Diamantina, sendo dotada de uma infra-estrutura de hotelaria que abriga o excedente turístico derivado dos municípios de Lençóis, Palmeiras e Iraquara.
Seu nome é uma homenagem ao antigo governador da Bahia, J. J. Seabra. Seu antigo nome era Passagem Bonita de Nossa Senhora de Jacobina.
Seabra está localizada na Chapada Diamantina, na Microrregião Centro Sul Baiano e por isso muito conhecida. A cidade está situada a aproximadamente 930m de altitude acima do nível do mar, possuindo um clima úmido a sub-úmido, destacando-se, portanto, a Serra da cotréia, como o ponto culminante do município, já que, está a 1.125m acima do nível do mar. A temperatura é agradável o ano todo, girando na média de 23°C, nos meses mais frios chega a 10°C, considerada uma das mais baixas da região - a máxima já registrada chegou a 33°C, sendo Novembro e Janeiro os meses mais chuvosos e os meses de junho e julho os mais frios do ano. A vegetação característica constitui em mata de transição entre a Mata atlântica, presente na região de Lençóis e a caatinga. O município apresenta ainda vegetação endêmica por estar localizado em um dos solos de formação mais antiga da Bahia. Seabra esta inserida, no conjunto da sub-região denominada de Lavras Diamantinas com Andaraí, Mucugê, Lençóis e Palmeiras e apresenta no seu solo a formação e riqueza diamantífera das outras Municipalidades além de quartizitos e metais como ferro, magnésio e barita. Destaca-se por ser considerada a Capital da Chapada Diamantina, já que seu comércio é tido como um dos mais expressivos da região.

APOIO:
POUSADA SEABRA
           Reservas:(75)3331-2326/3331-3516
                                                         email:pousadaseabra@bol.com.br



Nenhum comentário: