Boa Vista capital do Estado de Roraima, única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador. Tem uma população de 261.000 habitantes.O município é plano em quase sua totalidade, o que favorece sua organização. Apenas 10% de suas terras possuem uma pequena inclinação.
O turismo ainda é mais freqüente no interior, a cidade de Boa Vista é ponto de partida para os vários roteiros de eco turismo pela selva amazônica.
Boa Vista foi o primeiro povoamento caracteristicamente urbano de Roraima, por isso sua história confunde-se com a do estado de Roraima, fundada no século XIX, em 1830, pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães, quando inúmeras fazendas estabeleceram-se ao longo dos rios da bacia do rio Branco.
Em 1858 a povoação foi elevada a categoria de vila, com o nome de Freguesia Nossa Senhora do Carmo, em 9 de julho de 1890 a freguesia foi elevada à categoria de sede de um novo município denominado Boa Vista do Rio Branco.
O município de Boa Vista pertencia ao extinto município amazonense de Moura, que desapareceu em 1943 quando da criação do território do Rio Branco.
Boa Vista é a capital de Estado mais setentrional do país. Está localizada há margem direita do rio Branco. É uma cidade planejada com ruas largas e disposta, no centro, em formato radial, dando a aparência de um leque.
Distâncias Rodoviárias
Manaus: 758 km
São Paulo: 4756 km
Brasília: 4275 km
Porto Alegre: 5348 km
Fortaleza: 6548 km
Caracas: 1.582 km
Puerto La Cruz/Ilha de Margarita: 1.330 km
Puerto Ordaz: 862 km
Santa Elena de Uairón: 220 km
Georgeown (Guiana): 641 km
Lethem: 125 km=
Altitude: 2.810 m
Proeminência: 2.338 m
Cordilheira: Planalto das Guianas
Primeiros escaladores: Harry Inniss Perkins, Everard im Thurn
MONTE RORAIMA
Localizado na fronteira com a Venezuela e a Guiana, o município de Uiramutã, a nordeste de Roraima, é o mais setentrional do Brasil. O lugar possui belezas naturais exuberantes e quase intactas, o que torna a visita a região uma aventura única e cheia de descobertas.
Segundo o Censo 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 88,1% da população de Uiramutã, formada por 8.375 habitantes, se declarou indígena. É o município com a maior proporção da população indígena no país e concentra o maior número de indígenas de Roraima.
Uiramutã inclui em seu território o Monte Caburaí, de 1.456 m de altitude, o ponto mais setentrional do país. O Monte Roraima, também localizado no município, é um dos picos mais altos do Brasil. O monte fica no ponto tríplice com a Guiana e a Venezuela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário