POSTO R7

segunda-feira, 21 de maio de 2012

CONHEÇA SEABRA A CAPITAL DA CHAPADA DIAMANTINA-BA


Seabra é um município brasileiro do estado da Bahia. Sendo considerada a "Capital da Chapada Diamantina" por sediar os mais diversos órgãos estaduais e federais. É uma cidade conhecida no cenário regional por conta das suas festas, que variam de Micaretas, festas de camisas até os festejos juninos que lá acontecem, estes festejos são considerados "O Melhor São João da Chapada".

Recebe anualmente a Copa Brasil de Supercross e a Copa M&M Motos de Supercross, coincidindo com a data do aniversário do município, estes dois eventos motociclísticos são muito valorizados pelo diversificado público que os assistem. Sedia no mês de Outubro o Festival de Violeiros da Chapada, evento que ocorre na cidade há 3 anos e no qual se apresentam artistas de todo o cenário nacional no hâmbito do violão.
Na saúde, abriga o Hospital Frei Justo Venture, particular, sendo um dos principais hospitais da região, o único do município que atende os pacientes pelo SUS. Está em construção o Hospital Regional da Chapada a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas da Chapada Diamantina, o que melhorará e muito a vida dos moradores da região, que deslocam-se até a capital do estado para realizar atendimento médico.

Vista da cidade de Seabra
                                                         
                                                        Uma das belas praças de Seabra
Área central de Seabra
    Catedral de Seabra


      BR-242 chegada de Seabra (sentido Salvador)


                                                                Chapada Diamantina -BA

Geografia

Trata-se de uma das cidades mais populosas da região da Chapada Diamantina, sendo dotada de uma infra-estrutura de hotelaria que abriga o excedente turístico derivado dos municípios de Lençóis, Palmeiras e Iraquara.
Seu nome é uma homenagem ao antigo governador da Bahia, J. J. Seabra. Seu antigo nome era Passagem Bonita de Nossa Senhora de Jacobina.
Seabra está localizada na Chapada Diamantina, na Microrregião Centro Sul Baiano e por isso muito conhecida. A cidade está situada a aproximadamente 930m de altitude acima do nível do mar, possuindo um clima úmido a sub-úmido, destacando-se, portanto, a Serra da cotréia, como o ponto culminante do município, já que, está a 1.125m acima do nível do mar. A temperatura é agradável o ano todo, girando na média de 23°C, nos meses mais frios chega a 10°C, considerada uma das mais baixas da região - a máxima já registrada chegou a 33°C, sendo Novembro e Janeiro os meses mais chuvosos e os meses de junho e julho os mais frios do ano. A vegetação característica constitui em mata de transição entre a Mata atlântica, presente na região de Lençóis e a caatinga. O município apresenta ainda vegetação endêmica por estar localizado em um dos solos de formação mais antiga da Bahia. Seabra esta inserida, no conjunto da sub-região denominada de Lavras Diamantinas com Andaraí, Mucugê, Lençóis e Palmeiras e apresenta no seu solo a formação e riqueza diamantífera das outras Municipalidades além de quartizitos e metais como ferro, magnésio e barita. Destaca-se por ser considerada a Capital da Chapada Diamantina, já que seu comércio é tido como um dos mais expressivos da região.

APOIO:
POUSADA SEABRA
           Reservas:(75)3331-2326/3331-3516
                                                         email:pousadaseabra@bol.com.br



sexta-feira, 18 de maio de 2012

VIAGENS DO FUSCA1974ADVENTURE PELA BAHIA

Um grande abraço aos inúmeros companheiros da estrada que encontramos
pelo caminho que nos dão a honra de posar ao lado de nosso fusca.
Conheça Jacobina-BA

 
  Esses amigos são da MM  Motos de Seabra
                           

Prefeitura de Jacobina







Esse amigo é funcionário do Incra

Esse amiga é funcionária do Incra

                                        Esse é Figueiredo ele e seu colega estavam fazendo
                                        uma barreira policial na saída de Capim Grosso.
                                             
Esse amigo é funcionário do Incra


                                        Esse é Aniel ele é policial civil da Delegacia Distrital de Seabra
                                        além de policial ele é fusqueiro e participa do Clube de Fusca
                                                   de Feira de Santana um grande abraço 

sábado, 12 de maio de 2012

CONHEÇA BROTAS DE MACAÚBAS-BA


Visão geral

Por várias vezes, Brotas já figurou no cenário político nacional. Primeiro, quando das contendas entre o Coronel Militão Rodrigues Coelho e Horácio de Matos na segunda década do século passado, disputas que envolveram cidades como Brotas, Barra do Mendes e Campestre (atual Seabra), entre outras. E ainda mais recentemente, nos anos da ditadura militar, quando foi assassinado no povoado de Pintada, distrito de Ibipetum, o capitão desertor Carlos Lamarca. O filho mais ilustre da cidade é o acadêmico e geógrafo Milton Santos.

História

Em 1751 Manoel de Saldanha da Gama e sua mulher Joana da Silva Guedes de Brito, herdeira desses sertões – doaram ao capitão-mor Romão Gramacho Falcão os terrenos intermediários aos rios Paramirim e Jacaré (APEB, SJ/15/91, f. 27 v), que envolvem, atualmente, vários municípios, desde Brotas de Macaúbas a Irecê.

Depois com a doação das terras da Chapada Diamantina, Romão Gramacho começa o povoamento da região sempre em busca de ouro e diamantes. Em 1755 ergue a igreja de São Miguel das Figuras padroeiro dos garimpeiros em Ibipetum. Funda os povoados de Oliveira dos Brejinhos e Caiam Bola que posteriormente ficou conhecido como Brotas de Macaubas. Foi ali que em 1792 Romão Gramacho descobre os primeiros diamantes da província da Bahia. Essa região ficaria conhecida como Chapada Velha.

Nascida nas terras desbravadas pelo sertanista Romão Gramacho, na segunda metade do século XVIII, há registros de que foi nesta região onde se encontraram os primeiros diamantes na então província da Bahia e podemos afirmar que o municípío deve sua origem ao aparecimentos de jazidas carboníferas e auríferas em seu solo. O primeiro nome, dado pelo sertanista, foi Caiam-Bola (Esse nome foi originário da Carambola, fruta que era abundante na época), os primeiros habitantes eram garimpeiros e pessoas que trabalhavam na extração e comercialização de diamantes.

O significado do atual topônimo foi a adoção do nome da padroeira (nossa Senhora das Brotas), acrescido de Macaúbas (vocábulo tupi que significa o fruto de macaba), os nativos de Brotas de Macaúbas são chamados brotenses.


Portal de Entrada para Brotas de Macaúbas.



Nunca pensei que um dia seria possível trafegar nessa BR  toda asfaltada, em nossa
última viagem a Brotas em 2010 nos passamos 3 horas para chegar a cidade, por causa
dos enormes buracos e das péssimas condições de trafegabilidade.
Gostaríamos de manifestar nossa imensa satisfação com a atual administração municipal
e o empenho do Governador Jaques Wagner em prol dessa população que era tão esquecida
pelos antigos governantes
Esse é nosso "Amigão" Sandro ele é um jovem empresário de Brotas .
                                             Essa é uma das vilas de Brotas de Macaúbas


Esses são alguns amigos que fizemos na cidade
                                                         Essa é a catedral da cidade.

                                                  Mais amigos posaram ao lado de nosso fusca
                                                                 Centro da cidade
                                               Fizemos questão de posar ao lado do diretório do PT.
Essa é a antiga prefeitura de Brotas onde hoje funciona
 a Biblioteca da cidade
Patrocininador oficial em Brotas: