POSTO R7

sexta-feira, 13 de julho de 2012

CONHEÇA O CEARÁ

     

O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco a sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 146.348,30 km², ou 9,37% da área do Nordeste e 1,7% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2008 foi de 8.450.527 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas.

O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 85% de toda caatinga do Brasil. Terra de Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré e José de Alencar, o Ceará também descobriu os maiores humoristas do país como Renato Aragão e Chico Anysio; além do cearense do século, Padre Cícero; e atores famosos como José Wilker, Gero Camilo e Luiza Tomé.

O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".

Em nossas andanças pelo brasil nunca vimos um estado tão organizado em sinalização quanto o Ceará, parabéns ao ilustre Governador Cid Gomes e a direção do DER-CE.



                                                 Governador do Ceará Cid Gomes

                      O povo cearense é muito criativo, passamos por esse lugar
                       na CE 85 a caminho de Itapipoca e fizemos questão de registrar essa decoração.   
                                                   



                                             Aqui estamos na praia de Paracuru é muito bela.








                                                                   Igreja Matriz de Marco-CE
                                                                     Hora do almoço
                                                           Fronteira de Pernambuco e Ceará
                                                       Parque Eólico em Itarema-CE

                                                                             Projeto Tamar
                                           Nos perdemos a caminho da praia em Torrões-CE

                                                               Igreja da Se-Sobral-CE
                                                             perdido em Torrões -CE
                                                                   Indo para Jijôca-CE
                                                           Igreja Matriz de Acaraú-CE






                                                 


Ha apenas 15 anos, Jeri era uma pequena aldeia de pescadores, sem qualquer contato com a civilização com moderna. A energia elétrica chegou a vila em 1998, atualmente, chuveiro elétrico e ar condicionado split deixaram de ser luxo. Grande parte das casas da vila estão estruturadas e construídas de simples madeira, rodeado por flores e plantas tropicais, as ruas ainda são de areia, o clima è magico.
Jericoacoara está localizada em uma APA - Área de Proteção Ambiental - desde o 1984. Em 2002 o IBAMA transforma toda a região num Parque Nacional, trazendo muitas restrições para novas construções e maior controle em sua preservação.


Conheça a Praia do Preá, o destino kitesurf do Ceará.

Todos os dias, no final da tarde, visitantes e nativos se dirigem à Duna do Pôr-do-Sol para apreciar ao espetacular pôr-do-sol de Jericoacoara. O Parque Nacional tem uma localização particular no norte do Ceará, sendo um dos poucos lugares no Brasil onde é possível ver o sol cair diretamente no mar. A Duna do Pôr do Sol fica logo ao lado da aldeia central, e oferece uma vista panorâmica para Jeri, o Serrote e as dunas.
Jericoacoara possui uma rede de pequenos e excelentes restaurantes, bares e cafés onde é possivel ouvir musica suave a luz de velas. Fogueiras são feitas na praia nas noites de luau, imperdível. O Parque Nacional não tem iluminação pública, então, o céu de Jeri está repleto de estrelas. Ao anoitecer dezenas de barracas são montadas na praia, no final da rua principal, e servem uma grande variedade de cockteis preparados com frutas tropicais.














 Esculpida pela natureza via ondas do mar, a Pedra Furada é uma formação rochosa encravada na Praia de Jericoacoara a 4 km da vila de igual nome e distante 300 km de Fortaleza. É o símbolo que caracteriza a famosa praia, hoje internacionalmente conhecida como das mais bonitas do nosso planeta. No mês de julho da pra ver o sol se por pelo buraco da pedra. É preciso fazer uma caminhada de aproximadamente 40 minutos para chegar lá, então, agende um passeio inesquecível para uma das maiores atrações do Parque Nacional de Jericoacoara. Lembre-se porem: é proibido subir na pedra e degradar o lugar. No percurso com maré baixa é possível divisar alguns aquários naturais cheio de peixes coloridos, alguns só podem se alcançar com orientação dos guias locais.
Um detalhe muito interessante sobre o passeio que leva até a Pedra Furada é o serviço dos ambulantes locais que circulam pelo sinuoso caminho com água de coco, refrigerante e cerveja gelada numa caixa de isopor.






CONHEÇA O LITORAL LESTE  DO CEARÁ

Iniciamos nossas expedições pelo litoral cearense por  Beberibe que  é um município do estado do Ceará, localizando-se na microrregião de Cascavel, mesorregião do Norte Cearense. Sua população estimada em 2004 era de 45 186 habitantes.

É um município que atrai muitos turistas o ano inteiro especialmente pelas suas belas praias, Entre os atrativos do local tem os passeios de buggy pelas dunas que foram cenários de filmes com o humorista cearense Renato Aragão, incluindo praticar skibunda nas dunas (sandboard), conhecer a Gruta da Mãe D’Água, conhecida como Gruta da Açucena, onde a atriz Carolina Dieckman fez cenas da novela “Tropicaliente” , em 1994, ir as fontes de água doce, rejuvenescedora, segundo os nativos, e o passeio na Lagoa do Uruaú.

Localizada a 87 km da capital cearense, o mar é calmo e areias branquinhas.
A Praia das Fontes é habitada por uma colônia de pescadores.

Na praia tem ótimos hotéis e um resort, também é rodeada por dunas e falésias coloridas, por onde flora fontes de água doce e entre suas dunas fica a Lagoa  da Uberaba, da qual é retirada a água para o abastecimento do município.

Entre os atrativos do local tem os passeios de buggy pelas dunas que foram cenários de filmes com o humorista cearense Renato Aragão, incluindo praticar skibunda nas dunas (sandboard), conhecer a Gruta da Mãe D’Água, conhecida como Gruta da Açucena, onde a atriz Carolina Dieckman fez cenas da novela “Tropicaliente” , em 1994, ir as fontes de água doce, rejuvenescedora, segundo os nativos, e o passeio na Lagoa do Uruaú.








                                                          Praia de Morro Branco -Beeberibe












                                                    Praia de Morro Branco -Beberibe
                                                              Praia de Morro Branco -Beberibe



                                                        Praia das Fontes -Beberibe